
Como é fazer psicoterapia comigo
A psicoterapia é um processo, que pode ser curto ou longo, dependendo das necessidades de cada pessoa. Proponho, um trabalho de equipa, no qual o meu papel é orientar a descoberta e organização de um mundo interno, ao serviço da concretização dos objetivos da terapia.
Reconhecer uma dificuldade, ou que certos aspetos de nós próprios são confusos, não deve ser motivo de vergonha. É nesta fase que começa a terapia, com motivação para organizar estes aspetos. Acredito, que mesmo acedendo às nossas partes mais dolorosas, o caminho é muito bonito. Progressivamente, vamo-nos sentindo cada vez mais em contacto com a nossa verdadeira natureza, e com ela, vem o poder de escolher como queremos satisfazer as nossas necessidades. Neste caminho, eu não só tenho o privilégio de conhecer este mundo interno, como partilho os seus sucessos e dificuldades. Prezarei sempre pela curiosidade, compaixão e coragem, cultivando-as, através de uma aliança com o cliente, procurando a expressão da sua autenticidade e autonomia.
Áreas de intervenção
Duas pessoas recorrem ao acompanhamento terapêutico por motivos diferentes. Não sou adepta de os rotular, e não é estranho, que muitas vezes os problemas que levam alguém a querer iniciar um processo, dêem lugar a outros no decorrer do acompanhamento. Ainda assim, seguem alguns exemplos:
-
Depressão
-
Ansiedade
-
Ataques de pânico
-
Fobias
-
Baixa-autoestima
-
Desenvolvimento pessoal
-
Trauma
-
Dificuldade em tomar decisões
-
Problemas de concentração
-
Dificuldade relacionais
-
Ideias de suicídio
-
Agressividade
-
Impulsividade
-
Entre outros
